Parecer Favorável da Comissão de Medicina
O diretor geral da Faculdade Campo Real, professor Edson Aires da Silva, anunciou, no dia 14 de setembro, o parecer favorável da comissão do curso de Medicina, concedido pela visita da comissão do Ministério da Educação (MEC).
Programa Vem Que Eu Te Conto
Na Hora Notícias - Medicina em Guarapuava
MEC realiza vistoria para implementação de Medicina
Centro Morfofuncional
O Centro Morfofuncional é composto pelo Laboratório de Histopatologia, Laboratório Morfofuncional e Laboratórios de Anatomia. Os estudantes terão ainda mais qualidade, comodidade e conforto à disposição das aulas práticas, com modernos equipamentos e novas tecnologias.
Reportagem no Paraná TV - Guarapuava
Reunião Projeto Pedagógico
A comissão de implantação da graduação de Medicina, da Faculdade Campo Real, realizou nesta semana uma reunião com a equipe de médicos do NDE e do colegiado de curso. Durante o encontro foram discutidos assuntos referentes ao projeto pedagógico, com estruturação das semanas padrões, casos motivadores e intencionalidade pedagógica das atividades. A reunião contou com a presença do coordenador Dr. Jean Ricardo Nicareta, e coordenadores adjuntos Dr. Anderson Vinícius Kugler Fadel e Dr. Stefan Wolanski Negrão.
Mesa Interativa de Simulação Clínica
A instituição adquiriu a Mesa Sectra, que é o mais moderno instrumento para educação e visualização de imagens diagnósticas nas ciências da saúde. O aparelho será utilizado nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia, e demais ramos da saúde.
Desenvolvida pela Sectra da Suécia, a mesa interativa de simulação clínica é uma poderosa ferramenta de visualização DICOM – PACS. Além de reconhecer e reproduzir qualquer arquivo DICOM, permite transformar imagens 2D em imagens 3D Full HD, a partir de arquivos adquiridos em tomógrafo e ressonância magnética, possibilitando uma imersão profunda e visualização de músculos, tecidos, ossos e outras estruturas do corpo humano.
Plataforma de Publicações Científicas
A Faculdade adquiriu o EBSCO Health, que é uma base de publicações científicas para os cursos na área da Saúde. Por meio da plataforma EBSCO Health, são ofertadas o MEDLINE e FONTE ACADÊMICA que totalizam mais de 2 milhões de periódicos científicos, com os principais títulos na saúde, artigos científicos e publicações acadêmicas nas mais diversas áreas de conhecimento. A EBSCO Health é o principal provedor de informações clínicas baseadas em evidências, inteligência de negócios em saúde e ferramentas de pesquisa médica revisadas por pares para a comunidade global de saúde.
Livros para o curso de Medicina
A instituição já está trabalhando em importantes ações e investimentos para o curso. A Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado recebeu nesta semana novos livros que compõem a grade curricular de Medicina. Essa é a primeira remessa de obras. Nas próximas semanas a faculdade receberá mais exemplares que contemplarão o acervo bibliográfico da graduação.
Confira a entrevista do professor e diretor geral Edson, sobre o curso de Medicina
Equipe do curso de Medicina realiza viagem técnica
Com o objetivo de visitar e conhecer as melhores estruturas físicas e curriculares médicas no Brasil, a comissão de implantação do curso de Medicina da Faculdade Campo Real realizou uma viagem técnica à São Paulo.
A equipe esteve na Universidade Anhembi Morumbi e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert EinStein. O grupo foi recepcionado pelas coordenações, para a troca de experiências com os cursos consolidados. Além disso, o processo pedagógico das duas instituições é similar ao que será implantado em Guarapuava.
Segundo o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jean Ricardo Nicareta, a Campo Real está construindo convênios com as faculdades, para promover a interação entre Guarapuava e São Paulo. “Também vamos realizar parecerias com instituições do Paraná. O nosso objetivo é manter contato com os melhores cursos do Brasil. Essas duas graduações, de São Paulo, são reconhecidas pelo conceito cinco do Ministério da Educação”, explica.
O grupo foi composto pelo professor e diretor geral da Campo Real, Edson Aires da Silva, professora e coordenadora da implantação do curso de Medicina, Lourdes de Figueiredo Leal, coordenador do curso de Medicina, Dr. Jean Ricardo Nicareta, coordenadores adjuntos de Medicina, Dr. Anderson Vinícius Kugler Fadel e Dr. Stefan Wolanski Negrão, e Coordenador dos Laboratórios, Anderson Horbusch Furmann Silva.
Coordenadores de Medicina discutem ações para o curso
A Faculdade Campo Real foi contemplada com a graduação de Medicina e está apenas aguardando a vistoria final do Ministério da Educação (MEC), que acontecerá em maio, para iniciar a campanha de vestibular. Porém, os coordenadores já estão trabalhando em importantes ações para o curso.
O grupo é composto pelo coordenador Dr. Jean Ricardo Nicareta, e coordenadores adjuntos Dr. Anderson Vinícius Kugler Fadel e Dr. Stefan Wolanski Negrão. Os médicos estão acompanhando todos os processos de implantação do curso em Guarapuava. “Estamos trabalhando diariamente nesse importante projeto, realizando reuniões periódicas entre coordenação e equipe da Campo Real. Também estamos discutindo ideias, organizando atividades e deixando tudo preparado para o início das aulas”, conta o Dr. Jean Ricardo.
Os coordenadores possuem horário disponível para conversar com a comunidade e esclarecer dúvidas referente ao curso. O agendamento para o encontro deve ser realizado com a Juliana ou Thaisa, na Faculdade Campo Real, ou pelo telefone (42) 3621-5200.
Nesse momento, os coordenadores estão trabalhando em cinco importantes ações. São elas: 1 – Preparação para a visita da comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC), que ocorrerá em maio; 2 – Elaboração e finalização do quadro de professores para Medicina, que será composto por profissionais da Faculdade Campo Real, sociedade médica de Guarapuava e também por profissionais da rede pública de saúde; 3 – Adequação da estrutura física, com reestruturação dos laboratórios, aquisição de novos equipamentos e materiais; 4 – Projetos para integração entre a instituição, comunidade e serviços da área da saúde em Guarapuava; 5 – Desenvolvimento a implantação do projeto pedagógico do curso em conformidade com as novas diretrizes curriculares, que recomendam o uso de metodologias ativas no ensino médico.