Laranjeiras do Sul - PR Alterar Cidade

Farmácias Necessitam de Farmacêuticos Formados no Ensino Superior

Farmácias Necessitam de Farmacêuticos Formados no Ensino Superior

18/01/2024

         O Conselho Federal de Farmácia, bem como os Conselhos Regionais, determina a partir da legislação efetiva a necessidade da contratação de bacharéis em Farmácia para aturarem de forma legal nos estabelecimentos farmacêuticos formados farmácias. Para tanto, somente o Ensino Superior garante ao profissional habilidades necessárias para que possa atuar de forma plena na área.

         Os serviços farmacêuticos crescem surpreendentemente, e um dos temas mais discutidos é sobre o número adequado de profissionais capacitados para atender farmácias em diferentes horários. Devemos deixar esclarecido que o papel do farmacêutico é essencial na hora de realizar a entrega de medicamentos prescritos, trabalhar com a manipulação e desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

         Em farmácias com o funcionamento de 12h, o Conselho Federal de Farmácia exige a presença de, no mínimo, 2 profissionais farmacêuticos para a administração das tarefas. E em estabelecimentos de 24h, no mínimo são 3 farmacêuticos.

         Vale destacar que o Conselho Federal reafirma a importância da presença do farmacêutico como responsável técnico pela farmácia, já que será ele que irá orientar e destinar as tarefas dos demais funcionários e técnico em farmácia, já que estes não possuem a permissão para garantir as normativas e orientações clínicas conforme a legislação vigente.

         Assim torna-se evidente a necessidade de uma jornada integrada para a distribuição de profissionais capacitados em diferentes horários de funcionamento. O compromisso com a qualidade e segurança na prestação de serviços na área da saúde é essencial.

 

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.